image Porque o LinkedIn se tornou uma poderosa ferramenta de Marketing image Investir no marketing em tempos de crise?

Entre em contato

Enviar Mensagem

O valor da integração contínua 1/4

Integração Contínua

Um grande ambiente de desenvolvimento irá beneficiar tornando seus grandes desenvolvedores em excelentes desenvolvedores. Um ambiente ruim de desenvolvimento irá tomar a produtividade de seus desenvolvedores tornando-os ineficazes.

É especialmente importante para que cada time, e especialmente, os lideres desses times tenham seu ambiente de desenvolvimento em ordem. Para tal, duas grandes praticas têm ganho grande atenção nos últimos anos. Estamos falando do deploy continuo e da integração continua.

Nesta série de artigos, focando na integração continua, iremos procurar demonstrar as razões que fizeram a Zaez aplicar este conceito em todas suas aplicações, para assegurar a maior disponibilidade dos serviços para nossos clientes.

Os benefícios para a integração continua são:

  1. Reduzir riscos
  2. Reduzir processos manuais repetitivos
  3. Gerar sistemas que possam ser lançados a qualquer hora e lugar
  4. Melhorar visibilidade do projeto
  5. Estabelecer uma maior confiança no produto por parte do time de desenvolvimento

A primeira parte desta série procurar demonstrar como a integração continua pode reduzir a quantidade de riscos não somente durante o desenvolvimento, mas garantir que a versão em produção do sistema seja sempre estável.

Integração contínua reduz riscos

Ao integrar diversas vezes ao dia, é possível reduzir os riscos no projeto uma vez que facilita a detecção de defeitos, mede a saúde do projeto e reduz a necessidade de suposições

  • Defeitos são detectados e corrigidos mais cedo: Uma vez que a integração continua executa testes e inspeções várias vezes no mesmo dia, há uma grande chance que defeitos serão descobertos quando eles são adicionados (ex: quando o código é checado no repositório para controle de versão) ao invés de um teste no final do dia.
  • A saúde do sistema pode ser medida:  Ao incorporar testes contínuos e inspeções no processo automatizado de integração, os atributos referentes a saúde da aplicação, tais como complexidade e cobertura do código podem ser rastreados através do tempo
  • Reduzir suposições: Ao reconstruir e testar a aplicação em um ambiente limpo, utilizando as mesmas rotinas em uma base continua, você consegue reduzir suposições (exemplo: se você possuir bibliotecas de terceiros ou variáveis de ambiente)

Ao utilizar dos conceitos que a prática de integração continua introduz no ambiente de desenvolvimento, adquirimos uma rede de segurança que detecta erros que estão sendo introduzidos na base de código. Aqui na Zaez, através do uso de CI, conseguimos diminuir a ocorrência dos seguintes erros:

  1. Falta de software coeso, não lançável.
  2. Descoberta atrasada de defeitos
  3. Aplicações de baixa qualidade
  4. Baixa visibilidade do projeto

No próximo artigo desta série, irei abordar como a utilização da integração continua ajudou a diminuir a repetição de processos manuais através das aplicações, tais como compilação do código, integração do banco de dados, testes, entre outros.

elison.campos@zaez.net'

About Elison de Campos

Analista de projetos e desenvolvedor fullstack na Zaez, com foco em Ruby on Rails e AngularJS é entusiasta em práticas de desenvolvimento Agile e nas horas vagas jogador assíduo de Magic: The Gathering.
Mensagens relacionadas
  • Tudo
  • Por Autor
  • Por Categoria
  • Por Tag

Warning: call_user_func_array() expects parameter 1 to be a valid callback, function 'addcopy' not found or invalid function name in /home/zaez/public_html/wp-includes/plugin.php on line 503