image O que é Teste A/B? image O valor da integração contínua 3/4

Entre em contato

Enviar Mensagem

Mobile Day: A Evolução dos dispositivos móveis

mobileDay

A grande empresa Google vem promovendo bons eventos sobre o mundo digital e como aproveitá-lo da melhor forma possível quando se faz parte de uma empresa ou quando você é dono de uma empresa. Nas primeiras semanas de junho não foi diferente,a empresa apresentou a sua gama de usuários o Mobile Day, um evento para falar sobre o crescimento do mobile/dispositivos móveis e como utilizar todos as vias que essa tecnologia pode proporcionar, isso tudo da melhor forma a fim de atingir seu público alvo.

Por que Mobile?

Como qualquer tecnologia, o mobile mostra um grande avanço desde o dia em que começou a surgir no mercado. Dessa forma os números só tendem a aumentar cada vez mais, como por exemplo: mesmo o Brasil entrando na quinta colocação no uso de mobile, apenas 5% desse número são de empresas. Muitas vezes por achar que não tem necessidade se inserir nesse universo, elas acabam deixando de lado e investindo em mais do mesmo.

O mobile conseguiu uma evolução significativa com apenas um ano desde o seu crescimento, nós questionamos o porque ficamos na fila do banco seja para pagar uma conta ou fazer uma transferência se podemos, apenas com um clique fazer tudo o que precisamos com um celular? As pessoas estão se tornando mais dependentes do celular sem perceber.

Em outras palavras, o crescimento significativo do mobile muda a forma como o indivíduo atua em relação as atividades normais do seu cotidiano, o mobile ajuda e descomplica o dia a dia de pessoas cada vez mais ocupadas e inseridas em um mundo sem pausas. E com essa evolução as empresas não estão agindo para aprender as vantagens da mobilidade.

Site ou App

A estratégia que devemos adotar, quando repensamos o modo de inserção ao mundo mobile, muito se questiona sobre criar um mobile site ou um App. Somos apresentados a números diariamente, mostrando que as pessoas passam 14% em mobile sites e o restante 86% em app, seja eles de qualquer tipo. Mas é ai pode estar o erro, as empresas devem entender como funciona, suas funcionalidades, propósito, e funções, não será como o Desktop que pode entrar de cabeça, o mobile deve ser estudado antes.

Varia muito de empresa para empresa na hora de escolher o site ou app, uma tarefa rápida pode ser facilmente sanada por sites mobile ao invés de aplicativos. Já o aplicativo pode causar a fidelização do cliente, demonstrar o afeto da empresa x cliente.

Aplicativos podem ser baixado a qualquer momento, por isso a criação de um deve ser pensada em uma ótima estratégia para oferecer e complementar a experiência do cliente. A criação de um site em primeiro momento pode facilitar na entrada no universo Mobile.

UX 

A boa experiência é definitivamente tudo, no Mobile Day a experiência do usuário é extremamente simples na teoria, mas bem difícil na prática. A experiência de uso é um exemplo de como podemos facilitar as aplicações ou site mobile, com apenas um clique podemos chegar onde queremos, com apenas um clique podemos comprar algo ou chamar um taxi. O UX para mobile, limita-se a diversos problemas, um deles é o tamanho da tela, o conforto que iremos passar para o cliente até a finalização da compra, por exemplo.

Analisar onde o dedo irá chegar no botão sem ter que fazer muito esforço. Criar distrações no mobile é perigoso, afinal isso pode atrapalhar o clique final do usuário. A simplicidade no mobile deve ser apresentada nessas versões, priorizar funções principais em detrimentos de outras.

Anúncios Mobile

O uso do celular no dia a dia se tornou algo tão natural que muitas vezes os usuários não percebem que estão em constante mensagem através do mobile. Empresas deve entender que o celular nem sempre irá finalizar a compra ou uma aquisição. O mobile muitas das vezes é o suporte para a finalização.

No momento de anunciar nas redes móveis devemos pensar em algumas coisas e para quem anunciar, entender os processos de See, Think, Do, Care.

See: em primeiro momento é onde atingimos os usuários de uma forma geral, os consumidores estão conhecendo o produto, estão vendo o seu produto;

Think: é o momento de consumo, o usuário conheceu seu produto e compara com outras marcas conhecidas;

Do:  aqui é o momento da ação, onde o consumidor já conheceu, pensou na sua marca e comprou seu produto;

Care: o estágio final é para os usuários fiéis, o consumidor não precisa mais fazer pesquisa para dar o último clique porque já confia na sua marca e no seu produto/serviço. E é nesse momento que pensamos em um remarketing para atingir de forma diferenciada esses usuários.

Métricas

Para finalizar, o mobile é muito mais rico no momento de mensurar os dados obtidos e criar métricas de conversões. As métricas aqui são muito mais precisas e fortes do que em qualquer outro dispositivo. Afinal podemos analisar o que o usuário está realmente fazendo, download, ligações, links e uma infinidade de outras métricas.

O Mobile nem sempre é onde o usuário dará o último clique, por isso a métrica de investimento no dispositivo mobile deve ser analisado amplamente, afinal o mobile está presente em cada micro conversão até o clique final. As fases do processos devem ser qualificada por valores e ai sim a métrica será atribuída de forma correta.

O Mobile Day já está disponível no canal oficial para assistir a qualquer momento. Não perca mais tempo fazendo o errado se pode analisar, aprender e fazer o correto para atingir mais facilmente seu público.

diego.durante@zaez.net'

About Diego Durante

Diego Durante é formado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda). Completamente louco por música, cinema e séries e por isso fundou o site de entretenimento ExtraPOP. Design gráfico, web design (quando tem vontade) e preguiçoso. Apesar de sua formação ser Publicidade e Propaganda tem um pé no Jornalismo e gosta de opinar, escrever é curioso e muito chato!
Mensagens relacionadas
  • Tudo
  • Por Autor
  • Por Categoria
  • Por Tag

Warning: call_user_func_array() expects parameter 1 to be a valid callback, function 'addcopy' not found or invalid function name in /home/zaez/public_html/wp-includes/plugin.php on line 503