image O valor da integração contínua 1/4 image O valor da integração contínua 2/4

Entre em contato

Enviar Mensagem

Investir no marketing em tempos de crise?

Marketing

Quando a palavra “crise” é ouvida por empresários e empreendedores, por um instinto natural, a primeira coisa a ser pensada/feita é o corte repentino de gastos dentro da empresa, tendo em vista que esses gastos são a solução para que sua empresa volte a atingir bons resultados dentro de uma crise, ai é onde encontramos o erro.

O setor que devemos cortar, é sem dúvidas o setor de marketing, não? Não! Totalmente errado, afinal quem irá propagar a imagem da marca para que possa gerar resultados efetivos, e só assim conseguir bons resultados dentro da crise? Esse corte acontece devido a falta de preparo psicológico e entendimento do mercado em que atua, causando um descontrole por conta da crise que leva a crer que: reduzir gastos é a melhor forma de voltar a crescer.

Antes de mais nada é preciso entender o modo como os consumidores estão agindo nesse novo mercado estabelecido por conta da crise, entender que existem diversos tipos de consumidores e também diversos tipos de empresas. Depois de entender como se estabelece os consumidores, entender como sua empresa está agindo e então analisar se é preciso mudar a forma de agir ou não.

Para termos melhor propriedade do que estamos falando, existem alguns pontos que podemos tocar para não nos precipitarmos no modo de agir nessas situações. Dessa forma analisamos o modo como a empresa está agindo em relação a crise e o setor de Marketing.

Você consegue identificar se sua empresa atua no Marketing de Despesas ou no Marketing de Investimentos? O marketing de despesas é focado em métricas e estratégias que não estão diretamente ligadas aos resultados e ganhos da empresa, em contrapartida o marketing de Investimento é focado em estratégias que geram resultados intangíveis, aqueles que são alcançados a longo prazo e geram credibilidade para a empresa.

Sabendo como sua empresa atua em relação ao marketing fica mais fácil entender um pouco dos posicionamentos em alguns pontos como:

Planejamento do marketing

O planejamento dentro do Marketing de Despesas, é pensado puramente nos gastos que a empresa irá gerar para a empresa, onde serão investidos sem gerar nenhum tipo de métrica em relação aos gastos. Já o planejamento para o Marketing de Investimento é pensando de forma estratégica ao longo do ano, pensando no gasto e no retorno que envolve o gasto.

Mensurar Resultados

Marketing de despesas preocupa-se em planejar estratégias visando os gastos que suas campanhas irão gerar, dessa forma ficamos engessados a criar campanhas somente para gerar algum tipo de estatística, um exemplo é o anuncio de uma campanha no facebook, criado puramente para conseguir likes, quanto maior a quantidade de likes melhor.

Já o marketing de Investimento é pensando em planejar estratégias que efetivem um consumidor em potencial, tendo total controle do gastos e investimentos, sabendo que os resultados irão gerar algum tipo de retorno. Utilizando o exemplo do facebook, usamos o mesmo orçamento para conseguir gerar visualizações em algum tipo de conteúdo criado que irá gerar interesse no consumidor.

Orçamento Destinado ao Marketing

A principal diferença dentro do orçamento destinado aos tipos de marketing, é que no de Despesas ficamos engessados a um único valor estipulado para o ano todo, e esse valor é destinado a diversas campanhas, fazendo com que as campanhas sejam criadas de acordo com o valor pretendido, baixando chances de crescimento. No Marketing de Investimento o orçamento é flexível ao tipo de campanha que será criada para a ação pretendida, podendo ter maior controle dos gastos e criar um campo maior para os resultados.

Pensando nisso identificando sua empresa dentro de um dos dois tipos de marketing, o de Despesas ou o de Investimento, é possível fazer a migração para o melhor, que é o de investimento, o que gera maior crescimento dentro de uma situação de crise.

1. identificar quais são os principais recursos de hoje e criar campanhas destinadas ao seu público dentro desses recursos;

2. Gerar conteúdo e captar novos consumidores a fim de melhorar o relacionamento e gerar maiores resultados;

3. Melhorar o relacionamento com seu consumidor, leia o artigo sobre LoveMark;

Escrevendo esse artigo, entendi que em momentos de crise, o melhor não é o corte repentino de custos diretamente no setor de marketing. O melhor é parar e analisar como sua empresa está atuando e tentar melhorar para obter melhores resultados.

diego.durante@zaez.net'

About Diego Durante

Diego Durante é formado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda). Completamente louco por música, cinema e séries e por isso fundou o site de entretenimento ExtraPOP. Design gráfico, web design (quando tem vontade) e preguiçoso. Apesar de sua formação ser Publicidade e Propaganda tem um pé no Jornalismo e gosta de opinar, escrever é curioso e muito chato!
Mensagens relacionadas
  • Tudo
  • Por Autor
  • Por Categoria
  • Por Tag

Warning: call_user_func_array() expects parameter 1 to be a valid callback, function 'addcopy' not found or invalid function name in /home/zaez/public_html/wp-includes/plugin.php on line 503