image II Fórum CNTur de Meio Ambiente e Turismo Sustentável no Brasil image O Mobile está cada vez mais presente, seu site tem uma versão móvel?

Entre em contato

Enviar Mensagem

Dicas para escrever um bom artigo, conquiste seu público-alvo!

dicas para escrever um bom artigo

Escrever artigos interessantes e que façam um certo movimento entre os leitores do seu site nem sempre é fácil. Muitos devem pensar que escrever é simplesmente sentar, pensar e escrever, o que não é errado, mas é necessário muito mais do que isso.

Para escrever um texto que seja digno de leitura e que prenda a atenção dos seus leitores, devemos pensar em algumas coisas que podem nos ajudar.

Esses textos, geralmente, tem um fundamento mais cientifico, com dados e conclusões para que consigam convencer o usuário de que aquilo escrito é um fato, pois então tenha em mente a estrutura que envolve a criação de um texto cientifico. Mesmo que não seja um especialista em produção textual, isso te dará um norte.

esboco

Você provavelmente não tenha entendido para que serve a ilustração, mas ela é bem mais autoexplicativa do que aparenta. Os pontos estão ligando-se um ao outro conforme cada etapa é concluída, isso serve para criar uma linearidade e deixar seu texto mais atraente, fazendo com que seu leitor crie interesse.

Claro que seu texto não irá se tratar de algo cientifico, mas você pode seguir o esquema para ganhar maior credibilidade e criar um texto conciso.

Para a criação de um texto interessante e que seu público realmente vá parar e ‘ganhar’ alguns minutos no seu blog, você tem algumas direções para serem seguidas e algumas coisas que você deve saber;

Segue uma lista para o aprofundamento do seu conteúdo:

O QUÊ? Sobre qual assunto que você vai escrever, o que pretende escrever?…

POR QUÊ? Qual o motivo pelo qual você estará escrevendo esse artigo?

PARA QUEM? Um dos mais importantes pontos, você deve saber claramente para quem você está escrevendo. Saber seu público-alvo é algo que venho falando desde os primeiros artigos. E para que você faça um bom artigo você deve saber o seu público, deve conhece-lo.

QUEM? O que está envolvido no assunto e seus principais objetivos.

QUANDO? Informações do tipo quando irá acontecer, quando aconteceu…

ONDE? Deixar claro onde aconteceu…

COMO? Detalhamento do seu objetivo até chegar à conclusão.

Isso denomina-se LEAD, passos importantes para a construção de um bom texto, mas agora daremos algumas dicas para que seu texto fique ainda mais brilhante e atraente.

anote ideias

  • #1 Anote tudo!

Os insights acontecem em horas mais inoportunas, seja ela na hora de dormir, seja ela na hora de ir tomar banho, ela vem e você deve anotar tudo, cada informação que vir à sua cabeça pode ser útil posteriormente.

artigos

  • #2 Exteriorize e organize suas ideias.

Todas as ideias anotadas, nesse momento, você deve organiza-las de forma mais clara possível, com isso você constrói uma base para seu texto.

titulo interessante

  • #3 Crie títulos atraentes.

Conhecendo bem o seu público você saberá o que é atraente ou não para ele. Com isso você pode criar títulos que chamem de fato a atenção dos leitores.

Quatro pontos importantes para um bom título são:

Atenção | Interesse | Desejo | Ação

Atenção, como dito anteriormente, você deve capturar a atenção do seu leitor;

Interesse, você deve causar algum tipo de interesse, para isso serve o conhecimento do seu público-alvo;

Desejo, cause desejo, faça com que o leitor queira ler seu artigo;

Ação, serve para a parte final quando você desenha que seu usuário compartilhe seu artigo, use ação para que ele faça isso.

palavras rebuscadas

  • #4 Use palavras menos rebuscadas.

Você conhece seu público, criou e passou suas ideias para o papel, criou um título atraente, certo?

No corpo do texto tente não usar palavras difíceis ou rebuscadas, isso pode tornar seu texto chato e na segunda palavra o usuário pode abandonar o site.

 

  • #5 Repetição de palavras sem causar desconforto.

A repetição cria um padrão no cérebro do ser humano, isso comprovado por estudos! Portando utilize isso a seu favor.

Ex: Você não conhece seu público-alvo, você não sabe o que eles querem, você não tem ideia de como começar a escrever seu texto.

ser objetivo

  • #6 Seja objetivo.

Para finalizar, seja claro e objetivo no que você quer transmitir para seus usuários.

Existem diversas maneiras de escrever bons artigos, e que realmente chamem a atenção do seu usuário, essas que citamos são bem práticas e fáceis de serem utilizadas. Agora é só usar nossas dicas e criar aquele texto que ira convencer seu usuário e que consiga sanar as dúvidas dele!

diego.durante@zaez.net'

About Diego Durante

Diego Durante é formado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda). Completamente louco por música, cinema e séries e por isso fundou o site de entretenimento ExtraPOP. Design gráfico, web design (quando tem vontade) e preguiçoso. Apesar de sua formação ser Publicidade e Propaganda tem um pé no Jornalismo e gosta de opinar, escrever é curioso e muito chato!
Mensagens relacionadas
  • Tudo
  • Por Autor
  • Por Categoria
  • Por Tag

Warning: call_user_func_array() expects parameter 1 to be a valid callback, function 'addcopy' not found or invalid function name in /home/zaez/public_html/wp-includes/plugin.php on line 503