Dividido em duas partes, onde na primeira parte definimos e discutimos sobre o que é Identidade Visual, Branding e para que isso tudo serve, correto? Sim correto! Nessa segunda parte vou definir o conceitos, como por exemplo: o que precisamos para criar uma ID, a diferença entre Identidade Corporativa e Visual, o que é design líquido e as conclusões finais. Boa leitura!
Quando pensamos em criar uma marca nova, entramos em um processo de constante estudo interno e também externo, buscamos elementos que agrade não somente a equipe de desenvolvimento, como também a massa que irá usufruir desse produto ou serviço.
O que consiste a criação de uma marca?
A criação de uma marca não é tão simples como parece, desde a criação do seu nome até os elementos que irão compor visualmente a marca, é um serviço árduo e que precisa ser bem pensado, em todos os aspectos. A criação de uma marca consiste em alguns, e eles são:
– Símbolo: todas as marcas procuram ser reconhecidas somente por um símbolo, o que é a coisa mais difícil na hora da criação. O símbolo são elementos identificadores que apoiam o conceito que a marca representa.
– Logotipo: logotipo é a união de tudo o que foi usado para identificar a marca. Um exemplo nós da Zaez usamos símbolo+ tipografia, o que compõe nosso logotipo
– Cor: muitos escolhem a cor da empresa, ou até mesmo de uma sala dentro da própria casa porque simplesmente gostam daquela cor, mas a cor tem muito mais a agregar à sua marca do que você imagina.
– Tipografia: tipografia, assim como cor, deve ser estudada antes de usar na sua marca. A composição tipográfica também pode servir como fator identificador à sua marca.
– Identidades Digitais: a marca deve ser criada pensando no uso digital, afinal estamos entrando em uma era digital tão forte que se você esquecer de ciar perfis em redes sociais pode acontecer de ser esmagado pela concorrência.
Chegamos à conclusão que a criação de uma marca não é tão simples como ‘parece’ ser, deve ser estudado cada elemento e como eles podem contribuir para o sucesso ou não de sua marca. Símbolo, cor e tipografia são de extrema importância.
Mas como chegamos até esses dados para seguir essas etapas? Toda empresa constrói antes de qualquer outra coisa sua Identidade Corporativa, a id corporativa é a essência da empresa, o que a empresa realmente é, o que ela realmente quer passar. Portanto a Id C é a essência, seguindo da Id Visual que é a exteriorização dessa essência, a identidade visual irá transmitir todos os aspectos da empresa em símbolo, logotipo, cor e tipografia.
Para fechar essa segunda parte e finalizar, mas não menos importante que as demais, o Design líquido é quando uma empresa é mutável sem perder sua essência principal. Não é uma reformulação no seu logo ou em sua identidade visual, mas ocorre uma mudança em determinados períodos para homenagear, ou adaptar-se ao que estamos passando.
O exemplo mais claro de Design Líquido é a empresa Google. Com seus doodles a empresa consegue mudar seu logo em todas as datas comemorativas sem perder sua essência principal!
Curtiu esse post sobre Branding e design? Então quando for criar uma empresa contrate pessoas especializadas no ramo de criação. Assim sua marca vai ficar com uma cara mais profissional e pode chamar muito mais a atenção do seu público alvo.
Para finalizar encerro com o vídeo que fala sobre a criação de uma marca.
- Mais 3 dicas que podem alavancar sua empresa no Instagram! - 8 de fevereiro de 2016
- A TIM apresentou a reformulação da sua marca! - 15 de janeiro de 2016
- 5 dicas para utilizar o Instagram e alavancar sua empresa - 28 de setembro de 2015
- Senso de urgência: um grande vilão para os criativos - 31 de agosto de 2015
- Engajamento: o quanto sabemos sobre? - 17 de agosto de 2015
- Call-to-Action: o que é e como pode me ajudar? - 27 de julho de 2015