Entre em contato

Enviar Mensagem

Arquivos Mensais: agosto 2014

criativo
Criatividade: todo mundo é criativo?

Quando entramos no assunto ‘criatividade’ uns dizem ser muito criativos enquanto outros dizem não serem capazes de criar uma frase se quer. Mas a criatividade não é algo exclusivo das mentes brilhantes ou mais geniosas que as nossas. Ela é uma característica presente em todos os seres humanos, inclusive você! O que pode afetar sua criatividade são fatores como: cultura, acesso a informações, cultura e até mesmo em ambientes de trabalho – somos moldados a seguir um determinado pensamento e por ventura nos fechamos dentro uma caixa onde não adquirimos novas ideias, pensamentos ou informações. Em outras palavras nos engessamos e ali ficamos.

Criatividade é o ato de criar, todos nós se pensamos em algo novo, alguma ideia ou então a solução de algum problema no seu dia-a-dia, estamos sendo criativos. Portanto, existem algumas maneiras de exercer sua criatividade e sair do gesso em que está preso.

Exercer a criatividade não é algo fácil, é um processo que deve ser seguido uma linearidade até então o criativo começar a ter ideias sem mesmo querer, os famosos insights nos momentos menos propício para tal! Um exemplo palpável que aprendi em aula é: você ficou meses sem ir à academia, como seu corpo vai reagir quando voltar?

A criatividade é algo fenomenal, pois como já entendemos – todos somos criativos a medida sobre o que aprendemos, o que estudamos e o que colhemos de informações.

Técnica: existem meios para se ‘ativar’ sua criatividade com mais facilidade, que com treinamento constante isso pode se tornar algo natural. Quando mais árduo for o treino, mas criativo você pode ser. Ainda dentro da técnica algumas são: Anotações, leitura, buscar estar sempre informado, o que vai ajudar em um outro ponto que é o:

Repertório – afinal, quanto mais informações uteis você tiver dentro de um assunto, mais pode fazer em situações que deve pensar e criar.
Senso de urgência: nos dias de hoje – que estamos em contate correia por causa de trabalho, família e estudos – prejudica e muito no processo criativo, é recomendável que você tenha um tempo para parar e pensar sobre o que pretende realizar, sentar e conversar, explorar ideias e assim por diante. O senso de urgência é um grande vilão.

Concentração: qual o melhor método que encontrou para ficar em paz e pensar somente em alguma coisa? Um exemplo, no meu caso, gosto de escutar músicas instrumentais, calmas e que podem me fazer refletir sobre o tema. O silêncio total pode ajudar em alguns casos, se isolar em algum lugar e então começar a rascunhar ideias, fazer anotações – o famoso Brainstorming ( a reunião de vários palpites, sejam eles válidos para o projeto ou não. Apenas escreva.).

A criatividade é algo que todos nós possuímos e também podemos exercitar, realizando tarefas diárias e deixando o cérebro pensar fora da caixa a criatividade vai tomando uma forma mais densa e então você se torna mais criativo.

Já que todos somos criativos, podemos dizer que o que diferencia os criativos nada mais é do que o potencial dessa sua criatividade. Os que exercitam mais tendem a ser mais criativos do que os que estão em um mesmo mundo diariamente.
Até mais!


Warning: call_user_func_array() expects parameter 1 to be a valid callback, function 'addcopy' not found or invalid function name in /home/zaez/public_html/wp-includes/plugin.php on line 503